terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ANIVERSÁRIO SHOP 46



CONVITE!!!!

No sábado, 23 de março de 2013, a SHOP 46 está aniversariando e todos os amigos motociclistas estão convidados a participarem desta grandiosa festa!!!

A programação contará com a participação das bandas Alexandre Seixas e Caroço de Manga (Raul Seixas Cover) e Banda RIF, apresentação de manobras de welling bike com Vovô Bike Show, Café da Manhã e Feijoada 0800, sorteios de brindes e muita animação.

Agradeço a participação de todos os amigos motociclistas!!!!


EVENTO:



>>> ANIVERSÁRIO SHOP 46 <<<

Data: 23 de Março de 2013
Local: Loja Shop 46 Caruaru - Av. Agamenon Magalhães, 1740 - Mauricio de Nassau.
Cidade: Caruaru/PE
Site: www.shop46.com.br
Email: paulo.action@hotmail.com
Organizador: SHOP 46
Apoio: Comando do Asfalto MC

PROGRAMAÇÃO:

09:00 - CAFÉ DA MANHÃ 0800
10:30 - APRESENTAÇÃO DE WELLING BIKE - VOVÔ BIKE SHOW
13:00 - FEIJOADA 0800
14:00 - SHOW DA BANDA RIF
17:00 - SHOW BANDA ALEXANDRE SEIXAS COVER

Este evento contará com o apoio do COMANDO DO ASFALTO MC.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

NOVA DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES



COMANDO INFORMA:

Venho por meio desta informar a todos os membros que a partir da presente data, 20/02/13, estarei representando a Diretoria de Comunicações do nosso querido COMANDO DO ASFALTO MC / RECIFE.

Sugestões e dicas serão sempre bem vindas com o intuito da melhoria de nossa atuação no meio motociclístico.


Motoabraço,

Edwan Souza - 
Diretor Comunicações

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Diário de Bordo - FERIADÃO DE CARNAVAL 2013 – COMANDOS EM JAMPA/PB


Acertamos todos os detalhes para a viagem em nosso encontro semanal de quinta, onde ficou acertado que os membros Edson e Thelaine pegariam a estrada rumo a cidade de João Pessoa/PB já no sábado de Zé Pereira (09/02) onde iriam organizar todos os detalhes para nossa estadia. Os demais membros - Carlos e Andreia, Jailson e Jade, e Sósteles e Bruna - pegariam a estrada no dia seguinte por motivos profissionais... Afinal alguém tem que trabalhar para o Brasil continuar crescendo (rsrsrsrs...).

Literalmente madrugamos para essa viagem, pra dizer a verdade mal conseguimos dormir... Mas as 4hs da manhã do domingo de carnaval (10/02) estávamos rumo ao nosso ponto de encontro de praxe de nossas viagens, depois de sermos “acordados” com uma forte chuva.

Ficou aquela sensação no ar que nossa viagem tinha tudo pra ser um pouco molhada, mas repentinamente o que era uma forte chuva transformou-se em apenas uma garoa.
Encontramo-nos antes mesmo de chegarmos ao ponto de encontro, pareceu cena de filme, cada moto vindo de uma direção para passarmos juntos sobre a ponte Irmã Jerônima em direção ao posto de combustível da Av. Alferes Jorge.

As 4h30min da manhã depois de máquinas abastecidas e pneus calibrados seguimos pela BR 232 sentido a capital pernambucana rumo a João Pessoa na Paraíba.

Da esquerda para a direita: Jailson e Jade, Sósteles Filho e Bruna (tirando a foto), Andreia e Carlos.

Na descida da Serra da Russas começamos a avista os primeiros raios de sol de um dia que prometia ser de muita chuva...
Descendo a Serra das Russas - BR 232.


Já com o dia claro, 5h30min da manhã, fizemos nossa primeira parada para um café da manhã rápido no posto de combustível as margens da BR 232 na cidade de Pombos/PE. Depois de analisarmos as motos e a fixação das bagagens e discutimos se o ritmo da viagem estava adequado, ritmo esse entre 90 a 110 km/h, retornamos a estrada rumo a capital paraibana.


Primeira parada: Pombos/PE
O fluxo na BR 232 estava tranquilo, como prevíamos, sem nenhum imprevisto ou susto. Chegando em Recife já pegamos o acesso a BR 101 em direção ao litoral norte, ao contrario de outras viagens que fizemos neste sentido, o trafego estava tranquilo com fluxo livre. Creio que muitos ainda estavam “curtindo” a ressaca do Galo da Madrugada... (rsrsrsrs...).

O único setor de lentidão que enfrentamos foi na cidade de Goiânia no famoso siga/pare por conta da construção de uma ponte, onde o seu fluxo ocorre em apenas uma faixa. Depois disso fluxo tranquilo ate a cidade de João Pessoa/PB.
Primeira parada: Pombos/PE



Mas antes de chegar a Jampa, entorno das 08hs da manhã, fizemos mais uma parada para um lanche rápido no Rei das Coxinhas as margens da BR 101 já em no estado paraibano.
Como diz aquele dito popular “comida no bucho pé no mundo” foi o que fizemos depois de saborearmos algumas coxinhas. Entorno das 8h:30min seguimos rumo a João Pessoa, faltava agora menos de 30 km para o nosso destisno final onde já nos aguardavam nossos companheiros Edson e Thelaine juntamente com o Sr. Magnaldo (pai de Thelaine) enfretião de nossa estadia.

Geradores de energia eólica 


Já na estrada avistamos os primeiro sinais de João Pessoa com uma bela imagem proporcionada pelos geradores de energia eólica situada as margens da BR 101, agora faltavam alguns quilômetros para a nossa chegada.

Finalmente as 9hs da manhã chegamos em João Pessoa, precisamente no bairro da Mangabeira, onde nossa recepção não poderia ser melhor. Não tínhamos com nada em se preocupar, apenas em retirar as bagagens das motos e ir curti o litoral paraibano.

E como não gostamos de perder tempo foi o que fizemos precisamente 2hs depois de nossa chegada estavam-nos seguindo rumo a uma praia entranhada em plena mata atlântica, com acesso por estrada de areia. Pensei que fosse tipo aquelas praias meio que sem muita visitação, mas fui surpreendido logo na chegada com uma enorme quantidade de veículos, tinha até dois caminhões.

Muitos lá estavam curtindo um banho em uma piscina natural formada logo após a faixa e areia da praia e outros na própria praia. Passamos ali cerca de 3hs curtindo uma boa sombra, tomando refrigerantes bem gelados e comendo alguns pratos. Ali decidimos ir conhecer o famoso pôr do sol na Praia do Jacaré no município de Cabedelo/PB.

Chegamos em casa já com um propósito, se arrumar o quanto antes para irmos curtir o por do sol lá na Praia do Jacaré.

Pôr do Sol na Praia do Jacaré

A Praia do Jacaré é formada pelas águas do Rio Paraíba, onde se tem como principal marco turístico seu pôr do sol acompanhado ao som do Bolero de Ravel tocado por um saxofonista dentro de suas águas todo final de tarde. 

Bolero de Ravel 
Chegamos a Praia do Jacaré perto das 16h:30min e nos deparamos com uma infinidade de turistas em visitação aos bares e a feira de artesanatos situados as margens da praia. 

Procuramos logo um local para prestigiarmos o pôr do sol e tirar nossas fotos. O céu não estava muito propicio como de costume por conta da uma nebulosidade, mas na hora a “H” de uma aliviada onde acompanhamos um belo espetáculo da natureza onde mobilizou a todos os presentes. Foi um momento de muita emoção vendo no horizonte o sol se extinguindo com fundo musical de uma bela canção, é de arrepiar. 

Praia do Jacaré

Depois de acompanharmos o pôr do sol fomos para a Orla da Praia de Tambaú conhecer a feirinha de artesanato e saborear a famosa tapioca ali vendida que já se tornou um tradicional ponto de parada quando estamos em João Pessoa.

Agora só nos restava retornar para casa relaxa saboreando aquele bom vinho gelado e organizar o roteiro para o próximo dia.

Com roteiro definido na noite anterior, nosso segundo dia (11/02) teria como destino a Praia de Tambaba onde iriamos conhecer as falésias e logo depois curti um pouquinho daquela praia paradisíaca, claro, na parte vestida... (rsrsrsrs...).

Tapioca na Feirinha de Tambaú

Depois de 30min de estrada, com certo trafego por conta do feriado, pegamos um acesso com estrada de areia, onde se vacilar com a moto é chão na certa, até chegarmos às famosas Falésias de Tambaba. Um local impar, de uma beleza fascinante ao mesmo tempo impactante por conta da altura. Ficamos por ali cerca de 1hs contemplando a beleza do lugar e tirando várias fotos.

Depois das fotos o que mais queríamos agora era relaxar curtindo uma bela praia. Pegamos nossas máquinas e fomos em direção a Praia de Tambaba curtir suas piscinas naturais.

Falésias de Tambaba

Foi lá onde tivemos o prazer de encontramos os amigos e também apaixonados por aventuras sobre duas rodas Hugo Falcão e sua carismática esposa Niva, que fazem o Falcão Sobre Rodas, e Léo Padawan com sua estimada esposa Renata, e por ali ficamos conversando por cerca de 15min sobre viagens, lugares e motos como sempre acontece nas rodas de conversas com motociclistas.

Encontro com amigos na Praia de Tambaba

Estava chegando a hora de retornamos para casa onde iriamos saborear uma deliciosa feijoada preparada pelas Meninas do Comando (Andreia, Bruna, Jade e Thelaine) e depois era só descansar para sairmos à noite onde iriamos da uma volta na orla das praias do Cabo Branco e Tambaú e tomar um refrescante sorvete de frutas típicas do cerrado de uma sorveteria da Feirinha de Tambaú.

Orla de Tambaú - Monumento Saudação ao Sol


Na terça-feira de carnaval (12/02), era hora de levantarmos acampamento e retornamos para nossa terrinha. Depois de motos verificadas, bagagens fixadas, motociclistas e garupas preparados e planejamento de viagem definidos, pegamos a estrada próximo ao meio-dia em direção a capital pernambucana e logo depois a cidade de Caruaru/PE.

Nosso ritmo de viagem ficou definido numa média de 100 km/h enquanto o de Edson e Thelaine, por questões particulares, teve que ir num ritmo um pouco mais acima numa média dos 130 km/h.


Nossa viagem transcorreu tranquila onde fizemos nossa primeira parada próximo às 14hs as margens da BR 232 na cidade do Recife para um breve alongamento, se refrescar com uma água bem gelada e entrar em contato com familiares sobre a nossa chegada. Foi nessa parada que Jade saiu da garupa de Jailson para assumir o posto de Carlos trazendo a moto e em sua garupa Andreia no restante da viagem até Caruaru.

Pegamos a estrada rumo a Gravatá onde iriamos fazer nossa segunda parada, um pouco mais longa, no Rei das Coxinhas onde iriamos saborear as tradicionais coxinhas de lá antes de retornamos para nossas casas. É lá onde sempre nos despedimos antes de pegar a estrada rumo a Caruaru, por conta que Carlos e Andreia juntamente com Jailson e Jade iriam entrar no primeiro acesso de Caruaru, enquanto nós, Sósteles e Bruna, iriamos pegar o acesso da BR 104 para retornar para casa. 

E aqui finalizo nossa viagem de Carnaval a João Pessoa esperando que vocês curtam nossos relatos e aguardem nossa próxima aventura sobre duas rodas.

Motoabraço,

Sósteles Filho –
Comando do Asfalto MC / Caruaru.




terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CONCEITOS PARA PLANEJAMENTO DE VIAGEM


1- COM QUE MOTO?

Essa pergunta aparece de diversas formas:

"Quero viajar, mas não tenho a moto ainda! Qual escolho?" ou então "Tenho a moto ZZZ e quero ir até XXX! Ela aguenta?"

Eu acho o seguinte: não importa com qual moto você vai, e sim como você se prepara, e prepara a moto, pra viagem! Um "maluco" viajou de R1 pelas dunas de areia da África, outro fez a Rota 66 de Lambretta! Um japonês aposentado da Yamaha viajou o mundo de noventinha, com a esposa na garupa! Bozoka andou de Trax 150 na Antártida, com pneu adaptado pra gelo!

Procure estas histórias na internet, e depois me diga qual sua conclusão! ;-)

Pô parceiro, aí você exagerou!!!
Eu só quero saber qual moto compro, pra passear, viajar por perto mesmo, qual é mais confortável, econômica, potente, leve, ágil, etc, etc, etc...

Irmão, compre a moto que lhe toca o coração e couber no seu bolso! O resto é bobagem! Você adoraria uma BMW, mas no momento só pode comprar uma XT125? Compre! Rode! Aprenda! Evolua! Um dia você chega na moto dos seus sonhos! Ah, trabalhe bastante também! eheheh


2- PRA ONDE?

A decisão do destino da viagem depende do roteiro e do tempo disponível. E o tempo disponível depende de quantos km você aguenta, quantas horas por dia você tem pra rodar, e em qual velocidade!

Tempo disponível: num passeio de final de semana, vai rodar pela manhã na ida, e pela tarde na volta, por exemplo. Isso limita suas opções a pontos até 500Km da origem; Feriadão de 3 dias, dá pra arriscar até 1000Km. Feriadão de 4 dias então seria até 1500Km? Errado! Pense: viajando quinta o dia todo e sexta pela manhã. Curte o evento sexta a tarde e sábado pela manhã, e começa a voltar no sábado à tarde, viajando o domingo todo! Com certeza você não vai aproveitar NADA do evento, muito menos descansar o necessário para o retorno! Então, vá curtindo a estrada e aprendendo seus limites, e esse conhecimento vai lhe ajudar a planejar suas viagens cada vez melhor.


3- POR ONDE?

Agora melhorou! O roteiro é o principal ponto do planejamento! Ele que define o resto todo! E pode definir o sucesso ou o "fracasso" da viagem, quando você depara com uma estrada em obras ou em péssimas condições, ponte caída, etc. Ou o básico: ficar sem gasolina no meio de um trecho deserto. Qualquer problema vai lhe tomar um tempo enorme para contornar, e pode acabar com o tempo disponível para completar sua viagem!

Você TEM que consultar um mapa, seja em papel ou na internet. Há muitas opções de sites que lhe dirão como chegar de A até B. Mas pra saber das dicas de locais interessantes no meio do caminho, só perguntando pra quem conhece a região, ou pesquisando bastante. Consulte livros de viagem, revistas de turismo, amigos, sites. Tem amigos que perguntam pra motoristas de ônibus e caminhoneiros! A informação está disponível!


4- QUANDO?

Nos finais de semana! Nos feriadões! Nas férias! Quando sua mulher deixar! Toda hora é hora! ;-) 

Só lembre de consultar a previsão do tempo e se preparar adequadamente. Se vai pegar chuva, equipe-se para tal. Se é uma viagem radical, com probabilidade de neve, estude o clima da região e adapte seu cronograma para evitar esses riscos... ou não, se for o caso de justamente enfrentá-los! Teve um "doido" que foi de XT660 para Ushuaia no inverno, justamente pra conhecer e vencer o desafio do frio! É importantíssimo saber o que enfrentar e se preparar para tal. Um bom site para ver o clima de várias cidades é o weather.com.

É importante pesquisar também com outros motociclistas que já fizeram o mesmo roteiro. Aprenda a usar a internet para isso! Uma rápida busca no Google e você rapidinho encontrará vários relatos de viagem para qualquer lugar que queira ir. Procure comunidades no Orkut! Grupos de email no Yahoo! Sempre vais encontrar alguém com disposição para lhe dar as boas dicas.


5- COM QUEM?

Sozinho? Muita gente evita viajar sozinho, por causa da falta de segurança, ou mesmo falta de apoio em caso de problemas. Eu já viajei bastante sozinho, principalmente no fim do ano indo visitar meus pais. E posso dizer que não tem nada de terrível! Fiquei sem gasolina uma vez, pedi ajuda e recebi. Caí numa curva e fui prontamente ajudado. Nunca passei por nenhuma situação ameaçadora seja na estrada ou lanchonetes à beira da estrada. Da mesma forma que "muita gente" evita, outro tanto prefere. Você vai no seu ritmo, e focado na estrada.

Com garupa? Viajar com garupa é ótimo, quando há o compartilhamento da emoção, dos objetivos, dos gostos e preferências! Depois de viajar muito sozinho, eu adorei quando minha gata começou a viajar comigo. Mas cuidado! A companheira de viagem pode transformar a aventura na ante-sala do inferno! Ela não gosta de frio, chuva? Gosta de dormir até tarde? Ela só quer ficar em hotéis 3 estrelas pra cima? Barraca nem pensar? Ela dorme na garupa? Tem restrições alimentares? Quando você planejar sua viagem, lembre-se de planejar COM ela, de forma que seja uma viagem boa para os dois.

Ou em grupo? Que grupo? Um grupo de amigos que já viajou junto várias vezes? Um grupo de conhecidos que vai viajar junto pela primeira vez? Um grupo de desconhecidos que você encontrou no posto de gasolina?

Viagens em grupo tem seu próprio mundo, podemos falar páginas e páginas sobre isso. Mas o principal ponto é a SEGURANÇA de andar em comboio, e para tal nada melhor que as orientações do site MOTOSEGURANÇA. 

Conhecendo as técnicas, o resto é relacionamento humano. E isso é imprevisível! ;-)

Finalizando: Antes só do que mal acompanhado!


6- QUANTO TEMPO LEVA?

Melhor seria perguntar "Quanto tempo tenho?"

Essa resposta é uma combinação de todos os pontos anteriores!

Por exemplo: Brasilia a São Paulo, 1100Km, 100% asfalto. Sozinho pode levar 12h! Com garupa pode levar 2 dias! Em grupo pode levar 3 dias! ;-)


7- O QUE LEVAR?

Bate e volta? Nada.
Bate, pernoita e volta? talvez uma roupa de banho.
Viagens longas? uma infinidade de coisas, inclusive sobressalentes.

Há tantas dicas sobre "o que levar" quanto estrelas no céu. Pra minha viagem ao Uruguai e Argentina, de 22 dias e 8000 Km, além do básico eu levei somente roupa de frio e a carta verde! Durante o planejamento, identificamos que seria um roteiro essencialmente URBANO, 100% asfalto, não haveria problema de abastecimento, e poderia haver chuva e frio. E só! Eu ocupei um alforge lateral, minha esposa ocupou o outro lateral, e no alforge traseiro, pequeno, foram as blusas de lã e capas de chuva. E não sobrou espaço pra mais nada.

Mas o que é o básico? sua roupa de pilotagem, algumas roupas pra passeio, o kit de ferramentas da moto, celular, câmera fotográfica e documentos obrigatórios.


8- E SE ACONTECER ALGUM PROBLEMA?

Primeiro, você não viaja pensando em problemas! Pensar em problema atrai problema!

Segundo, você deve ter feito bem o planejamento, a pesquisa de informações, e quem sabe conseguiu fazer algumas amizades virtuais pelo caminho. Eles podem ser um ponto de contato e apoio em caso de problemas. Existem inclusive grupos "oficiais" de motociclistas que se dispõem a ajudar em caso de necessidade.

Alguns exemplos:

- Fiquei sem gasolina no interior de GO. Não tinha sinal de celular. Ergui a mão e pedi carona até o próximo posto!
- Caí numa curva em Uberaba, forte dor na costela e a moto imprestável. Um motoboy parou, pedi pra ele contatar um resgate/oficina, e logo eu estava tirando raio-x no hospital da cidade.
- Um amigo saiu de Brasília com uma Mirage 250, atravessou o Atacama e chegou em Antofagasta/Chile, com o pneu na lona. Um contato com o Brazil Riders e logo logo um motociclista chileno o guiou pela cidade até
acharem o pneu!

Então, mesmo que você viaje sozinho, é importante ter sua rede familiar e de amigos avisada, de forma que você possa estar amparado. Não se desesperar, e ir à luta.



Abraço,

Bressan -
El Bando Moto Grupo - DF/RJ