quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Comunicação e sinalizações durante a viagem em grupo.

  • Diminuir a velocidade:
Braço esquerdo estendido, balançando para cima e para baixo com a palma da mão voltada para baixo.

  • Braço erguido e com a seta ligada:
Indica que o grupo vai tomar outra direção, ou virar para o lado em que a seta esta ligada. Não fique constantemente com o braço erguido, esse sinal é apenas um alerta e você deverá abaixar seu braço assim que o seu seguidor te veja e estiver levantando o dele.

  • Braço erguido constantemente sem a seta esta ligada:
Significa que na estrada tem algum problema, levante seu braço também e fique atento, diminua a velocidade, prevendo uma possível parada no meio da estrada. Se parar no meio da estrada for necessário, nunca o faço de noite e saia sempre para o acostamento.

  • Braço erguido apontando e existência de radar:
Significa que se deve observar a velocidade da via, evitando assim a chegada de desagradáveis correspondências em casa.

  • Braço esquerdo estendido com os dedos para baixo abrindo e fechando:
Significa que a luz de pisca foi esquecia ligada.

  • Braço esquerdo estendido com os dedos em movimento para cima:
Significa que o farol esta desligado (apagado).

  • Braço pendurado fazendo um movimento continuo da esquerda para direita:
Significa que tem uma lombada logo à frente, reduza a velocidade e repasse o sinal para os que estão atrás fiquem atentos.

  • Fila única:
Braço flexionado acima da cabeça, mão espalmada, simulando uma barbatana de tubarão.

  • Indicador para o chão ou perna estendida:
Significa algum objeto ou buraco na pista, se você não estiver vendo o que é, passe na mesma faixa qua a moto da frente passou, repasse o sinal para que todos fiquem atentos.

  • Sinal fechado no meio do grupo:
Muitas vezes, quando atravessamos uma cidade e o grupo é muito grande, sempre uma parte dele fica “presa” em algum semáforo no caminho, e o capitão, por esta muito longe, não percebe. Para evitar que algumas se percam por não conhecerem o trajeto, assim que passar pelo semáforo que está preste a fechar, e notar que a moto que está atrás não conseguir passar, o integrante deve buzinar intermitentemente, avisando o integrante da frente. Este por sua vez, buzina para frente, e assim sucessivamente, até que o “sinal” chegue ao capitão, que deverá encostar a moto e esperar os que ficaram para trás.  

  • Problemas com combustível:
Aproxime-se do Capitão da estrada e faça o sinal característico com o seu indicador direcionado para seu tanque de gasolina e em seguida um sinal de negativo com o polegar, se o capitão da estrada estiver muito longe de você e ou sua máquina não for suficiente para alcançá-lo, vá até o penúltimo da fila (ajudante ferrolho) ou até o ferrolho (ultimo da fila), e faça o mesmo sinal. Um deles vai ter que se comunicar da mesma forma com o Capitão da estrada.

  • Você está passando mal:
Da mesma forma acima, só que sinalize com o indicador para o seu peito e depois o sinal de negativo.

  • Problemas com sua moto:
Da mesma forma acima, só que com a mão espalmada em cima do tanque em seguida o sinal de negativo com o polegar.

  • Parada para urinar:
Se não for possível esperar a próxima parada programada sinalize com o indicador para sua barriga e em seguida indicador e o polegar aberto (na forma de um revolve) indicando para o chão. Esse sinal deverá ser passado para o ajudante de ferrolho e para o ferrolho, logo após se possível pare com segurança. Os avisados tomarão as seguintes providências: o ferrolho vai avisar o capitão de estrada com o mesmo sinal que por conseqüência este diminuirá a velocidade do grupo, o ajudante passa a ser o ferrolho e quando a moto que parou retornar ao grupo, este vai até o capitão, faz o mesmo sinal e completa com o sinal de positivo, na qual retornarão a velocidade que era conduzido o grupo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário