É chamada de "Ouro Preto do Nordeste" graças a seu riquíssimo acervo arquitetônico presente em sobrados e igrejas seculares.
O primeiro povoamento da região onde hoje se encontra a cidade de Penedo iniciou em 1545, quando o primeiro donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, o qual tinha a incumbência de explorar a região até o Rio São Francisco, criou o primeiro vilarejo ribeirinho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh37I0mm4Ixq7rA4vfVUve9h__qixmmSARf1P16lxWAgEajMWfzGQ8QhFNKWRkC6KFesELT6Prs_i6h-1hJu1GKZxCr2t95rRc6DX2tOtgQklXXEpwWqyiOHHyFrpsZIafPVtWhQM1lLko/s400/PenedoAereo.jpg)
No século XVII, o progresso da zona sanfranciscana era patente, levando o quarto donatário de Pernambuco, em sua viagem à Alagoas, elevar o povoado "PENEDO", à condição de Vila, com o nome de VILA DO PENEDO DO RIO SÃO FRANCISCO, outorgando-lhe o título de "MUI NOBRE LEAL E VALOROSA". Esse fato histórico aconteceu em 12 de abril de 1636.
INVASÃO HOLANDESA - Em 1637, a Vila do Penedo do Rio São Francisco foi invadida pelos holandeses, liderados por Maurício de Nassau; era o projeto para a ocupação definitiva de todo o norte e nordeste brasileiro pelos holandeses. A ocupação holandesa durou 8 anos, quando então em 1645, os penedenses, auxiliados pelas forças baianas, expulsaram os holandeses de Penedo.
FORTE DA ROCHEIRA - Forte construído pelos holandeses durante os oito anos de domínio de Maurício de Nassau. O forte foi totalmente destruído na batalha de retomada da cidade pelos penedenses. Hoje no local, está localizado um restaurante, o Forte da Rocheira, onde ainda é possível observar algumas ruínas desta construção.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTWQvy3FC8m1Ka2QaX9SJ-nMSLFaGd-KYyAjz0LqbGHDgP9OKvgGFp2WgLT0YrQzbAQAQdwSYFZiKR-BahN5YWw5UmkfeX-OKUOlBP4bxarD-tmctTVO7Dke2-tiEuHkruUWQgnNUo8hM/s400/PenedoHistoria2.jpg)
TEATRO SETE DE SETEMBRO - Inaugurado em 1884. Propriedade da Imperial Sociedade Filarmônica Sete de Setembro, cujo título de Imperial foi concedido pelo Imperador D. Pedro II. Foi o primeiro teatro construído em Alagoas.
Logo abaixo segue uma reportagem sobra a cidade feita pelo Jornal Hoje para o quadro "Tô de Folga!":
Nenhum comentário:
Postar um comentário