terça-feira, 24 de abril de 2012

MOTO ENERGIA 2012



O Moto energia é realizado desde 2002 pelo Moto Clube Cavalo Doido juntamente com a prefeitura na cidade de Paulo Afonso/BA.

É considerado um dos maiores encontros de motociclistas do Nordeste e a cada ano vem ganhando mais destaque no cenário nacional.


O Moto Energia está em sua 12ª edição e há alguns anos o evento é o grande gerador de empregos e renda do município. O encontro conta com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.


A cidade de Paulo Afonso.



O atual Município de Paulo Afonso, nos primórdios do século XVIII, foi habitado por bandeirantes portugueses que, chefiados por Garcia d'Ávila, subiram o rio São Francisco e atingiram as terras onde hoje está localizada a Cidade. Seduzidos pela abundância de água e imensidão dos campos muitos se deixaram ficar. Encontrando os pacíficos índios mariquitas e pancarus, com eles dedicaram-se à lavoura e a criação de gado, embora desde meados de 1705, padres católicos tivessem iniciado a catequese dos silvícolas, principalmente com intuito de evitar que fossem explorados pelos bandeirantes.





Em 3 de outubro de 1725, o sertanista Paulo Viveiros Afonso recebeu, por alvará, uma sesmaria medindo três léguas de comprimento por uma de largura. Situada na margem esquerda do rio São Francisco, abrangia as terras alagoanas da Cachoeira, conhecida, então, como "Sumidouro". Não se conformando com a área que recebeu, o donatário ocupou, além das ilhas fronteiras (entre as quais a da Barroca ou Tapera), as terras baianas existentes na margem direita, onde construiu um arraial que, posteriormente, se transformou na Tapera de Paulo Afonso. A localidade, procurada como pouso de boiadas, começou a exigir desenvolvimento comercial que atendesse à solicitação de gêneros, por parte, não só dos adventícios, como da população local. O lugarejo já era expressivo núcleo demográfico do município de Glória, quando o Governo Federal, em 15 de março de 1948, criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, com a finalidade de aproveitar a energia da Cachoeira de Paulo Afonso. O acampamento de obras localizou-se nas terras da Fazenda Forquilha. Em torno das instalações da Usina cresceu a Cidade.




Turismo em Paulo Afonso.




Em 15 de janeiro de 1955 foi inaugurada no Rio São Francisco, na Bahia, a Usina de Paulo Afonso, pelo então Presidente da República, João Café Filho.A construção da hidroelétrica deu-se principalmente durante o segundo governo de Getúlio Vargas e representou uma verdadeira revolução na infra-estrutura do Nordeste. Até a inauguração de Paulo Afonso a energia elétrica fornecida à região era gerada por usinas termoelétricas.A idéia de aproveitar as quedas de água do Rio Francisco era muito antiga. Em 1859 D.Pedro II visitou a cachoeira de Paulo Afonso. Impressionado com o que vira, ele determinou a realização de estudos sobre o potencial de geração de energia da cachoeira.Mas coube ao visionário industrial Delmiro Gouveia, a construção da primeira unidade de geração de eletricidade a pequena Usina Angiquinho, criada em 1913.As obras, em Paulo Afonso, "no coração do Brasil", às margens das grandes cachoeiras e na beira do cânion do rio São Francisco exigiram esforços grandiosos.A empresa construiu um grande acampamento com mais de duas mil residências, restaurantes, ginásio e grandes escolas, clubes sociais, uma cooperativa de alimentos, hospital. O gigantismo das obras e as belezas da região sempre atraíram a visita de brasileiros e estrangeiros.A Chesf resolveu montar então uma verdadeira estrutura de receptivo e criou a Sala dos Visitantes, localizada na Praça das Mangueiras, a sala possuía um grupo de guias que acompanhavam os visitantes nas visitas à Chesf. Além desse serviço, a Chesf investiu na oferta de condições para atender aos turistas, na maioria estudantes de todo o Brasil.Melhorou os acessos, criou mirantes, montou aquários na Ilha do Urubu, substituiu o antigo bondinho de madeira que ia do Morro do Teleférico para a Ilha do Urubu por outro, austríaco que fica sobre a parte inicial do cânion do rio São Francisco, a 100 metros de altura numa distância de 300 metros entre os Estados da Bahia e Alagoas.


Principais pontos turísticos

  • Balneário Prainha 
  • Cachoeira de Paulo Afonso 
  • Cânions do São Francisco 
  • Complexo hidroelétrico 
  • Monumento o Touro e a Sucuri 
  • Monumento dos Trabalhadores 
  • Parque Belvedere 
  • Parque das Mangueiras 
  • Ponte metálica 
  • Teleférico


O turismo de Paulo Afonso tem aumento em eventos como o Moto energia e o São João da região. A cidade também recebe turistas pelo fato de possuir belezas naturais como as cachoeiras e a reserva ambiental Raso da Catarina (onde encontram-se espécies ameaçadas de extinção como a arara-azul-de-lear e a pomba-avoante), além de localizar o complexo de usinas da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), contendo quatro grandes usinas PA I, PA II, PA III e PA IV e Apolônio Sales (Moxotó), além da pequena usina Piloto - que faz Paulo Afonso ser conhecido como a "Capital da Energia". Também é um grande sítio arqueológico junto com Xingó que, pelo fato de não possuir grande infra-estrutura hoteleira, a maioria dos turistas se hospedam em Paulo Afonso. Outro dado é que a cidade se localiza apenas a 3 horas de Aracaju e Maceió. Além de estar equidistante de Salvador e Recife, ambas a cerca de 500 km. Além de tudo, Paulo Afonso é conhecida como a capital brasileira dos esportes radicais, o que faz vários eventos radicais ocorrerem ao longo do ano, mas seu ponto alto de turismo é a Copa Vela. E em seu carnaval fora de época, a cidade fica lotada e toda uma estrutura é feita. O evento, que nasceu da prática de esportes náuticos como a vela e atualmente contém outras modalidades náuticas, dura em média de 3 a 6 dias e normalmente, por ser fora de época, a maioria dos grandes cantores ficam à disposição para se apresentar no evento. Atualmente o ministério do Turismo adicionou Paulo Afonso como um das 115 cidades consideradas roteiros turísticos do Brasil, dando a cidade o privilégio de se destacar no cenário da economia turística.


O evento de 2012

Moto Energia 2012


Datas: 28, 29 e 30 de Abril 2012
Local: Parque de Exposições Djalma Wan
Cidade: Paulo Afonso/BA
Site: www.cavalodoido.com.br
Organizador: Moto Clube Cavalo Doido


Área de Camping


Nº01 - AABB (1km do evento)
Valor: R$ 15,00 diária por barraca


Nº02 - Paulo Afonso Jeep Clube (3km do evento)
Valor: R$ 15,00 diária por barraca.











Nenhum comentário:

Postar um comentário