Em nosso
dia a dia a gente vai lendo diversas informações sobre conservação de
motocicletas, seja em sites,
foruns, ou revistas especializadas. Juntei varias dessas
informações, onde fizemos uma releitura delas e estamos disponibilizando para os nossos leitores e amigos motociclistas:
- Utilização da Moto: Utilize constantemente sua
moto, um dos fatores mais importantes para a conservação da moto é o seu uso
freqüente, deixá-la parada sem uso por muito tempo é prejudicial para quase
todos seus componentes, como: pneus,
tanque de combustível, bateria, carburadores, e outros.
- Lavagem da Motocicleta I: Deixar de lavar a moto por muito
tempo é bastante prejudicial para sua conservação, alguns sedimentos e micro
sedimentos se fundem nos materiais, e esses pontos de sujeira irão funcionar
como retentores de umidade e serão os causadores do inicio da oxidação.
- Lavagem da Motocicleta II: Evite lavar sua
motocicleta em lava-rapido de veículos,
normalmente os produtos e equipamentos utilizados são inadequados para a
lavagem de motos. As maquinas de lavar de alta pressão tem jatos d’água muito
forte, e danificam peças como colméia do radiador, contatos elétricos, etc.. O
“Solupam” e o “Ativado” provocam manchas que nunca mais são retiradas alem de
provocar a oxidação precoce de todas peças metálicas.
- Solução da Bateria: Verifique sempre a integridade
da mangueira do respiro da bateria, caso haja vazamentos o prejuízo é certo,
pois a solução de bateria (água com acido) ira manchar e corroer todo local
onde teve contato, é muito comum verificar manchas na balança traseira da
suspensão.
- Fluido de Freio: Com bastante freqüência examine
visualmente a integridade da junta das tampas dos reservatórios de fluidos de
freios, em especial o da frente que fica sobre o guidon, é comum se verificar
vazamentos, o fluido de freio é corrosivo e “detona” todo local onde tem
contato.
- Utilização de Chaveiros: Nunca utilize chaveiros e chaves
diversas junto com a chave da moto, pois o volume e o excesso de peso das
chaves diminuem a vida útil do miolo da fechadura, e acabam arranhando toda as
partes onde tem contato, como da mesa da suspensão dianteira, e outras.
- Capa para Moto: O uso de capa para moto é
uma opção que precisa ser bem planejada, deve-se escolher o modelo adequado
para cada moto, evitar as muito pesadas. O ideal é utilizá-la somente quando a
moto for ficar muito tempo sem rodar. Não colocá-la quando a moto estiver suja,
pois a mesma ira riscar a pintura. Não colocá-la quanto o motor estiver quente,
alem da possibilidade de queima e incêndio pelo contato com partes muito
aquecidas como o escapamento,
ao se colocar a capa sobre a moto quente ela ira formar umidade (vai suar) e
essa umidade será a responsável pelo inicio de um processo de oxidação.
- Combustível e Tanque de
Combustível: Alem de
utilizar sempre combustível de boa qualidade, é aconselhável também tentar
manter o tanque sempre cheio, principalmente quando a moto for ficar parada por
certo tempo (não muito longo), pois a parte que fica sem combustível tende a
sofrer um processo de oxidação.
- Bolsas e Alforjes: As bolsas e Alforjes devem ser
utilizadas sempre com suporte adequado, quando a bolsa é colocada em contato
direto com a pintura ou cromados da moto a mesma ira riscar esses locais por
abrasão, principalmente em longas viagens.
- Proteção Provisória: Motociclistas mais experientes,
principalmente de motos esportivas, têm o habito de colar provisoriamente
adesivos tipo “contacto” nos locais mais vulneráveis da moto, como bico do para
lama dianteiro e parte frontal da moto para protegê-la contra pedriscos, e na
lateral do tanque e lateral da rabeta traseira para protegê-la da abrasão das
pernas e das mochilas.
- Proteção Definitiva: Atualmente existem profissionais
que fazem uma adesivagem quase que completa na moto para protegê-la, utilizam
produtos profissionais que tem uma durabilidade muito maior, e quando desejar
basta removê-los, que as peças que estavam protegidas estarão como novas.
- Bauleto: O uso de bauletos é a
opção correta para transporte diário de objetos e capacetes, mas sua instalação
deve ser bem planejada, na maioria das vezes o suporte para fixação do bauleto
não é adequado, e sua colocação compromete componentes originais da moto.
Procure instalar o suporte no mesmo local que vendeu o bauleto e exija garantia total do conjunto.
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