sexta-feira, 12 de abril de 2013

Diário de Bordo - ENCONTRO DOS COMANDOS - ITAMARACÁ/PE

Caruaru, 06 de abril de 2013.

Na madrugada do dia 06 de abril, por volta das 5hs da manhã, iniciamos mais uma de nossas jornadas em nosso ponto de encontro para viagens num posto de combustível.

Confirmaram presença para viagem os membros Sósteles Filho (Eu) e Bruna, Carlos e Andreia, Jade e Jailson.

Às 05h20min estávamos todos prontos com máquinas abastecidas, pneus calibrados e bagagem fixada, agora só nos restava pegar a estrada em direção a Ilha de Itamaracá, litoral norte pernambucano.

Seguimos pela BR 232 onde se encontrava um grande tráfego de veículos pesados. Com mais de 30min de viagem começamos a avistar os primeiros raios de sol de um dia que estava prometendo muito calor, e pior que fez mesmo.

Chegando aos limites da cidade de Gravatá, tivemos a grata surpresa de avistar no horizonte um voo de balão, apesar da distancia fazia tem que tinha visto um.

Nossa primeira parada foi no Rei das Coxinhas do inicio da Serra das Russas, onde aproveitamos para lanchar algo para repor nossas energias para o restante da viagem. Demoramos cerca de 30min nessa parada, tínhamos que ser breve, pois a estrada nos aguardava e o fluxo de veículos só aumentava.

Seguimos pela BR 232 rumo à cidade do Recife sem nenhum contratempo. Chegamos ao acesso da BR 101 onde nos aguardava como cartão de visitas um “belo” congestionamento, onde para não perdemos tempo, tivemos que seguir pelos corredores em fila única.

Seguindo no famoso anda e para em primeira macha, o pneu da moto de Jade “deu prego” deixando-nos a beira da estrada no meio a um congestionamento interminável.

Depois de colhermos algumas informações sobre borracharias ali próximas, seguimos em direção ao um posto de combustível logo após a ponte que possivelmente teria uma borracharia.

Passando na ponte sobre o Rio Capibaribe avistamos o motivo do congestionamento, infelizmente um acidente envolvendo uma carreta que tinha invadido a pista contraria (sentido litoral norte a Recife) e mais cinco veículos que ficaram engavetados bloqueando a pista.

Passando pelo local do acidente chegamos ao posto e para nossa surpresa a borracharia ali não funcionava dia de sábado (dá pra acreditar???) e o local mais próximo a ter uma borracharia seria na Av. Norte. Então fomos à busca a tão “sonhada” borracharia.

Já na Av. Norte abordamos um ciclista que ali passava onde nos indicou uma borracharia em uma rua ali próxima.

Chegamos a “borracharia” indicada onde nos deparamos que era uma oficina de bicicleta, onde a pessoa que nos atendeu foi logo dizendo que não tinha experiência em fazer serviços em motos, e principalmente nas do porte que estávamos, mas que poderia nos ajudar se auxiliássemos no serviço.

Não tínhamos escolha e colocamos a mão na massa. Passamos ali cerca de 1hs parados e estávamos atrasados em relação ao planejamento inicial cerca de 2hs por conta desses imprevistos.

Problema com o pneu resolvido, seguimos em direção ao nosso destino onde o trafego na nossa pista já estava solucionado, mas no outro lado o congestionamento já chegava perto dos 20 quilômetros de paralisação por conta do acidente.

Chegando a Abreu e Lima mais transito lento, como era de se esperar, ali sempre é tudo parado por conta do seu comercio local.

Superando esse “anda e para”, seguimos em direção a Itapissuma sobre a PE 035, onde o trânsito por aqui também não era dos melhores, mas transitável.

Ainda sobre a PE 035 chegamos à ponte que liga a parte continental a Ilha de Itamaracá, a partir deste ponto conseguimos desenvolver uma boa velocidade, mas com bastante cuidado, pois a estrada neste setor tem bastantes curvas perigosas.

Depois de 5hs de viagem, por conta dos contratempos, chegamos ao giradouro de Itamaracá, onde seguimos pela PE 001 sentido Forte Orange em direção à casa de praia do membro Pirata que já nos aguardava.

Fomos recepcionados pelo anfitrião da festa, o membro Pirata, com bastante alegria onde só tivemos o trabalho de tirar os equipamentos, retirar as bagagens das motos e colocar o papo em dia, para logo depois relaxar um pouco na piscina, que estava bem convidativa para aquele calor que fazia, saboreando um delicioso churrasco.

Só nos restava agora aguardar a chegada dos outros membros. Enquanto isso, as Meninas do Comando (Andreia, Bruna e Jade) se reuniram na cozinha para os preparativos da feijoada que seria servida no almoço do dia seguinte.

No decorrer do dia, e também à noite, vinham chegando os membros que confirmaram presença no sábado, os demais viram no domingo, sempre recebidos com bastante alegria pelo anfitrião e os demais membros que ali estavam.

Já pela noite estavam confirmando as suas presenças os membros: Pirata (anfitrião), Sósteles Filho (eu), Carlos, Jailson, Jade, Orlei “Boa Ideia”, Plinio, Fêlix, André, Reuel, Edwan, Orlando e Rock, onde muitos estavam acompanhados com suas esposas e filhos, porque o Comando do Asfalto é isso, um motoclube família.

Por volta das 20hs aproveitamos a noite quente de Itamaracá para dá um giro na cidade, conhecer a praça do centro da cidade e saborear um refrescante sorvete numa sorveteria ali próximo.

Já era quase 23hs e o corpo já começa a reclamar, por conta do dia corrido que tivemos, era hora de regressar para casa, montar acampamento e descansar bastante, pois iriamos acordar logo cedo no dia seguinte para aproveitar o que a ilha tem de bom para nos oferecer.

No domingo, 07 de abril, acordamos antes mesmo das 07hs da manhã, onde já nos esperava um farto café da manhã regado com muitas frutas e sanduíches.  Aproveitamos para repor logo as energias e não perder tempo, pois o dia seria curto para tantos lugares a conhecer e também por conta que teríamos que retornar no final do dia.

Roteiro definido nossa primeira parada para visitação seria o Forte Orange, um lugar exuberante pela sua arquitetura e historia por conta disso o local é tombado IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional).

Logo a frente do Forte Orange tem a Ilha da Coroa do Avião, lugar belíssimo de natureza inigualável e bem convidativo, onde sua travessia só ocorre por balsas ou a nado (haja braço), pois logo a frente existe o canal de Santa Cruz que em tempos antigos era passagem de grandes embarcações.

Ao lado do Forte Orange existe o Projeto do Peixe-Boi, que é um centro de preservação do peixe-boi marinho, que no momento que estávamos por lá não estava aberto à visitação, acabou ficando para uma próxima oportunidade.

Depois de muita descontração entre os membros na visitação do Forte Orange, chegou à vez de irmos visitar o mirante da Vila Velha, seguimos em direção a PE 035 e logo em seguida um acesso com estrada de paralelepípedo até Vila Velha. E como o próprio nome denuncia a vila é de 1516 e foi sede da antiga Capitania Hereditária de Itamaracá.

Chegando a vila nos deparamos com a Igreja N.S. da Conceição e ao seu lado é que está o mirante, onde tivemos a grata surpresa de encontrar um grupo de ciclistas do Pedal 100 que também estavam aproveitando a vista lá de cima. Depois de uma rápida conversa com o pessoal do Pedal 100 descobrimos que eles são do Jardim Atlântico, Recife, e vinheram fazendo trilha até a Ilha de Itamaracá.

Por lá ficamos cerca de 30min tirando fotos da vista privilegiada que tínhamos lá de cima da Coroa do Avião, onde aproveitamos também para visitar uma lojinha ali próxima de artesanato. Já chegava a hora de irmos em direção ao próximo ponto de visita, a Lagoa Azul, que fica próximo da Vila Velha uns 10min seguindo por uma estrada de chão.

Chegando próximo a Lagoa Azul entendemos o porquê do nome azul. Sua vista logo na entrada demonstra uma beleza que inigualável, com suas águas em tom azulado e com o calor que estava fazendo nada melhor para se refrescar em suas águas. Ficamos por lá cerca de 1hs onde uns membros aproveitaram para descaçar na sombra dos bares as margens da lagoa, outros um bom banho e os mais corajosos se aventurar na tirolesa.

Próximo às 13hs da tarde retornamos para casa onde iriamos almoçar para logo em seguida da inicio a nossa reunião para graduação dos membros.

Chegando em casa já se encontravam lá os membros que tinham confirmado suas presenças no domingo. Estavam os membros Ivo, Dalton, Alexsandro e Guga juntamente com seus familiares. Agora só nos restava almoçar, se confraternizar e por as conversas em dias com os demais que tinham acabado de chegar.

Depois do almoço começamos os preparativos para a nossa reunião, onde iria ocorrer a graduação de membros e o tão esperado batismo de membros que é a cereja do bolo de nossos encontros.

Os ingredientes do nosso batismo são os três elementos essenciais para a nossa existência: a água, a terra e o ar; que ficaram sobre a responsabilidade de Pirata e Bruna, onde providenciaram areia da praia e por conta do calor água “BEEMMM GELAAADAAAA” de freezer, como não pensar no bem estar dos nossos batizados (rsrsrsrsrs...).

Iniciada a reunião demonstramos a importância de estarmos ali reunidos e nos confraternizando em família e qual o verdadeiro sentido de ser um Comando do Asfalto, pois apesar de altos e baixos sempre estaremos unidos e fortalecendo ainda mais o nome do Comando do Asfalto MC.

Depois disso os membros foram sendo convidados um a um para receber suas graduações, onde Orlei “Boa Ideia” recebeu o seu titulo de Aspirante (frente fechada), Felix e Carlos de Prósperos (meio-escudo), e o ápice da reunião foi o momento dos batismos de Alexsandro, André, Guga, Orlando, Pirata, Plinio e Rock onde receberam os títulos de Escudados (escudo fechado), momentos esses regados de muita euforia e emoção entre todos os participantes.

O restante da tarde foi regado de muita descontração e harmonização entre todos os membros e seus familiares, onde depois só restava nos organizar e retornamos a nossas casas.

As 17hs já estávamos de bagagens fixadas nas motos, câmeras recheadas de muitas recordações desta viagem e na memória momentos que só quem estava presente saberá descrever o que sentiu.

Agora só nos restava agradecer a recepção de Pirata e sua família e cair na estrada já nos planejando para a próxima viagem.

Deixo aqui o meu muito obrigado a vocês que nos acompanhou nessa aventura através destas linhas.

Um motoabraço e até a próxima aventura!!!

Sósteles Filho –
Presidente Comando do Asfalto MC / Caruaru.